Malanje- A ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, garantiu hoje que o Executivo está a mobilizar recursos para a construção do Campus Universitário da Universidade Rainha Njinga A Mbande (URNM), com vista a conferir maior dignidade às suas unidades orgânicas.
Falando à imprensa no final de uma visita ao Instituto Politécnico, uma das unidades orgânicas da URNM, a ministra considerou inadequada a infra-estrutura para o exercício da actividade de uma instituição de ensino superior, daí o engajamento do Executivo para obtenção de recurso para concretização do campus, no espaço adjacente ao Instituto de Tecnologia Agro-alimentar (ITA).
A par da inadequada infra-estrutura, lamentou a acentuada degradação do troço que dá acesso ao Instituto Politécnico e garantiu encetar contactos junto do Governo Provincial de Malanje, com vista a dar solução ao problema.
Não obstante estas dificuldades, Maria do Rosário Bragança orientou a melhoria dos processos de gestão académica, da actividade científica e extensão universitária, com vista a alterar o cenário existente nas instituições de ensino superior do país.
Para tal, recordou a abertura de 858 vagas para docentes universitários, 60 dos quais para a carreira de investigadores científicos.
Reconheceu que a cifra não satisfaz o sector, mas disse que poderá reduzir a insuficiência de docentes, se as instituições priorizarem as áreas mais com maior défice.
Entretanto, a responsável frisou que, no âmbito das acções de acompanhamento e supervisão das instituições de ensino superior, a preocupação para este ano incide sobre os cursos de formação de professores, por constituir um dos pressupostos para a melhoria da qualidade de ensino.
Por sua vez, o reitor da Universidade Rainha Njinga A Mbande, Eduardo Ekundi Valentim, faz saber que o concurso público para admissão de novos professores do ensino superior disponibilizou 42 vagas para a instituição que dirige, sendo 38 para carreira docente e quatro investigadores científicos, que vão reforçar os mais de 200 actualmente existentes.
A ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação iniciou na manhã de hoje uma jornada de trabalho de dois dias à província de Malanje, onde vai presidir na sexta-feira, 9, ao acto central do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, a assinalar-se a 11 deste mês.
Hoje, para além de visitar unidades orgânicas da Universidade Rainha Njinga A Mbande, Maria do Rosário Bragança foi recebida em audiência pelo vice-governador de Malanje para o sector Político, Social e Económico, Franco Mufinda. ACC/PBC