Luanda - Uma delegação do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) encontra-se, desde esta segunda-feira, em visita de trabalho no Estado de Israel.
De entre as várias actividades a cumprir durante a estadia naquele território, a delegação chefiada pela ministra Maria do Rosário Bragança vai visitar instituições de ensino superior e investigação científica, com o objectivo de trocar experiências e explorar as oportunidades de cooperação entre IES e I&D de ambos os países.
A delegação é integrada pelo Presidente do Conselho Nacional de Reitores das Universidades Públicas de Angola, Sebastião António, o Reitor da Universidade Mandume Ya Ndemufayo, entre outros técnicos do ministério.
As relações diplomáticas entre Angola e o Estado de Israel tiveram início em 1993. Dois anos depois, em 1995, o Estado de Israel abriu a sua Embaixada na República de Angola e, em 2000, o Governo de Angola procedeu ao mesmo, com a abertura da sua representação diplomática em Tel Aviv.
A cooperação consiste, sobretudo, em actividades nas áreas da agricultura, saúde, educação, aviação, construção civil, pescas, diamantes, segurança e telecomunicações, e ainda actividades de cariz humanitário.VM