Luanda - A formação de professores deve incluir competências e habilidades para lhes permitir trabalhar com os alunos, na perspectiva de uma educação para a cultura da paz e cidadania, disse hoje, terça-feira a ministra da Educação, Luísa Grilo.
A ministra intervinha na abertura da segunda Reunião Regional das Comissões Nacionais Africanas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que decorre em Luanda até quinta-feira.
Para tal, a também presidente da comissão Nacional de Angola para UNESCO disse ser necessária uma acção intersectorial que envolva, entre outros, os sectores responsáveis pela educação, cultura, ensino superior, ciência e tecnologia, família, juventude, desportos e comunicação social, jogando as comissões nacionais africanas para a UNESCO um papel fundamental, enquanto coordenador técnico deste mecanismo de gestão intersectorial.
Neste particular, prosseguiu, as comissões nacionais africanas para a UNESCO constituem um ponto de convergência com os diversos departamentos Ministeriais, serviços e instituições que trabalham para o alcance deste inadiável desiderato, garantindo a paz através da cooperação intelectual entre as nações.
Por sua vez, a directora-geral Adjunta para as ciências naturais da UNESCO, Lídia Brasil disse que tem havido grandes progressos na área da educação em África, mas, ainda há muito que se fazer.
"Infelizmente, 40 por cento das crianças sem acesso à escola no mundo estão no nosso continente", disse.
Sob o lema "Desafios e oportunidades da cooperação regional para o desenvolvimento sustentável e a promoção da paz em África”, o encontro tem como objectivo desenvolver estratégias de cooperação a nível regional para um continente pacífico e sustentável, por meio da reflexão profunda, identificação de boas práticas e experiências.
O encontro visa igualmente a elaboração de um plano operacional conjunto, baseado em acções concretas no âmbito dos compromissos assumidos à nível regional e global, agrupando especialistas das Comissões Nacionais da UNESCO, Escritórios Regionais, Organizações Não-Governamentais, Parceiros Sociais e Especialistas, com enfoques inovadores. LIN/PA