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Ministra defende inclusão das TICs nas comunidades académicas da CPLP

     Educação              
  • Luanda • Quarta, 12 Junho de 2024 | 15h22
Maria do Rosário Bragança, Ministra do Ensino Superior
Maria do Rosário Bragança, Ministra do Ensino Superior
Gaspar dos Santos-ANGOP

Talatona- A ministra do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, Maria do Rosário Bragança, defendeu, esta quarta-feira, em Luanda, a implementação da ciência interactiva entre as comunidades académicas da CPLP na massificação do uso das TICs, visando contribuir para a qualidade da investigação científica e tecnológica.

Na sua intervenção no acto de abertura da I Conferência sobre ciência na Comunidade dos Países de Língua  Portuguesa (CPLP) e no lançamento do repositório angolano de acesso aberto, referiu que a inclusão, promoção e garantia da divulgação científica devem igualmente fazer parte na massificação do uso das TICs e contribuir na qualidade da investigação académica. 

De acordo com a governante, no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2023-2027) contém acções para enfrentar os desafios da investigação científica, inovação tecnológica e empreendedorismo.

Explicou que entre as acções do programa UNI.AO destacam-se a criação de uma plataforma de publicação científica que, num esforço colaborativo das duas iniciativas, resulta na criação do repositório angolano de acesso aberto.

Com a criação desta plataforma ( RanAA), referiu, o Executivo angolano espera que haja uma maior divulgação das publicações científicas nacionais, no sentido de melhorar os indicadores de qualidade e quantidade, na região e no mundo.

Por sua vez, o secretário executivo da CPLP, João Ima Panzo, disse que o evento simboliza um passo crucial na consolidação da cooperação científica e tecnológica entre os Estados membros da CPLP, promovendo a ciência aberta no compromisso com agenda 2030 das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável. 

João Ima Panzo referiu que a Ciência Aberta representa uma abordagem inovadora ao processo científico, baseado na colaboração, na partilha e na difusão do conhecimento, potenciadas pelas tecnologias digitais. 

"A acção conjunta da CPLP tem permitido avanços significativos, destacando-se os esforços para a criação do Observatório da Ciência,Tecnologia e do Ensino Superior e as Redes de Agências de Financiamento da Ciência da CPLP", disse.

Na sua óptica, estas iniciativas visam consolidar o espaço de ciência, tecnologia e ensino superior na CPLP, promovendo uma maior integração e cooperação entre os países.


 





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