Caxito – A ministra da Educação, Cultura e Ciências da República de São Tomé e Príncipe, Isabel Viegas de Abreu, mostrou-se hoje, satisfeita, com as condições de aprendizagem do Magistério Kimamuenho, em Caxito, província do Bengo.
A governante santomense manifestou a sua satisfação no final de uma visita que efectuou ao estabelecimento de ensino com o objectivo de constatar a realidade do país no domínio da formação de professores.
O regime de internamento, os currículos escolares e as aulas extra-escolares de aprendizagem de caligrafias constituem na opinião da governante condições que contribuem para uma melhor aprendizagem dos professores.
Segundo Isabel Viegas de Abreu, o professor deve transmitir conhecimentos que garantam melhor qualidade de ensino e ser um espelho no domínio profissional e de investigação.
Disse sair do Bengo com uma experiência agradável pois absorveu muitos conhecimentos.
“Saio do Bengo com uma boa impressão. Tudo o que constatei no Magistério reúne as condições necessárias para formação de professores”.
O vice-governador provincial do Bengo para o Sector Político, Social e Económico, José Francisco Pedro, sublinhou que a visita vai reforçar as relações bilaterais entre os dois povos.
Localizada no bairro Caboxa, comuna das Mabubas, município do Dande, o Magistério Kimamuenho tem 20 salas de aula, cinco laboratórios (biologia, química, física, informática básica, e multimédia), refeitório, ginásio, dois internatos (feminino e masculino) e 32 quartos.
A escola que tem condições para o internamento de 128 alunos, já formou desde a sua criação (1995) 6.889 estudantes, dos quais 2.192 do sexo feminino e 4.697 do sexo masculino nos diferentes cursos.
Este ano estão matriculados na instituição 1.813 alunos.
A província do Bengo conta actualmente com 286 escolas, sendo 226 do ensino primário, 45 do II ciclo de ensino secundário, nove do II ciclo, duas de formação de professores e quatro de ensino médio técnico profissional.
Este ano lectivo foram matriculados na província 139 mil 526 alunos nos diferentes subsistemas de ensino, dos quais 81 mil 695 são do município do Dande.FS/IF