Sumbe - A ministra da Educação, Luísa Grilo, reiterou, esta quarta-feira, na cidade do Sumbe, província do Cuanza-Sul, a aposta na melhoria da qualidade do ensino especial e inclusivo, para assegurar a participação dos estudantes na aprendizagem.
A governante fez este pronunciamento na abertura do V Encontro Nacional de Educação Especial, que decorre sob o sob o lema” Inclusão Escolar, um Compromisso da Escola e da Sociedade”.
Na ocasião, Luísa Grilo referiu ser necessário perspectivar a construção de conhecimentos para expansão e qualidade de educação inclusiva, com a disponibilização de serviços de apoio especializados, para a transformação das escolas regulares em inclusivas.
Afirmou que a educação, numa perspectiva inclusiva requer, também, a acessibilidade ao meio físico, às tecnologias de informação e comunicação, garantindo oferta de serviços educativos aos alunos com deficiência nas salas de recursos multifuncionais das escolas do ensino geral.
Por sua vez, a governadora do Cuanza-Sul, Mara Quiosa, considerou que a realização do evento constitui uma excelente oportunidade para debater e analisar mais uma vez, os avanços e desafios da Política Nacional da Educação Especial.
Referiu que há toda necessidade da participação da sociedade, com vista a inclusão de todas crianças deficientes no sistema de ensino/aprendizagem, bem como a formação de professores para melhorar a qualidade do processo docente.
“Desta forma daremos respostas aos objectivos estratégicos que a Política Nacional da Educação Especial orienta para a inclusão escolar se propõe”, rematou.
Com duração de dois dias, os participantes vão fazer um balanço sobre os últimos cinco anos de implementação do programa de inclusão, avaliar, partilhar, socializar e definir as directrizes de estratégias de actuação da educação especial.
Participam do certame directores provinciais dos gabinetes da Educação das 18 províncias, de escolas especiais, especialistas e convidados. IS/Lc/ALH