Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Ministra apresenta desafios da merenda escolar em Angola

     Educação              
  • Luanda • Quarta, 26 Outubro de 2022 | 15h16
Alunos do município de Belas beneficiam de merenda escolar
Alunos do município de Belas beneficiam de merenda escolar
Margarida Cortez

Luanda-  A ministra da Educação,  Luísa Grilo,  apontou, esta quarta-feira, em Cotonou (Benin), o  Programa de Merenda Escolar como um desafio multissectorial.

De acordo com a governante, que participa  no 23º Fórum Global sobre Nutrição Infantil nas escolas, organizado pelas Nações Unidas e parceiros internacionais, fazem parte deste programa os Ministérios da Acção Social e Família,  da Saúde, da Agricultura e das Finanças.

Luísa Grilo, que discursava no  fórum, apresentou a experiência das cantinas escolares de Angola como fonte de desenvolvimento das comunidades, por via da agricultura familiar, onde a mulher é a figura chave na preparação dos alimentos escolares cultivados em casa.

A ministra sustentou que o Programa de Alimentação Escolar, pela sua complexidade, deve ser encarado pelos Estados como um instrumento estratégico da Política de Protecção Social das Crianças. 

“Angola aderiu, em 2021, à Coligação da Alimentação Escolar, tendo subscrito a Declaração de Compromisso,  assumindo o compromisso de actualizar o Programa Nacional de Merenda Escolar, cuja acção está em curso”, explicou.

Mesa Redonda

Por outro lado, a convite do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Alimentar Mundial (PAM), a ministra participou de uma mesa redonda dedicada aos Estados Membros da Cimunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) sobre o impacto da agricultura familiar nos Programas de Alimentação Escolar.

Na ocasião, destacou a alimentação, nutrição e saúde escolar como eixos estratégicos do Plano de Acção de Cooperação Multilateral da CPLP, no domínio da educação recentemente aprovado pelos Estados Membros.

O fórum pretende redinamizar os Programas de Alimentação Escolar no Mundo e a sua cadeia de valores com maior integração do género, promovendo uma forte coligação de merenda escolar para nutrir crianças através de frutas e legumes nas escolas. 

A plataforma quer maior colaboração do sector privado e da agricultura familiar para uma alimentação escolar mais nutritiva.

 

 





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Presidência russa elogia EUA por votos pro-Rússia na ONU

 Terça, 25 Fevereiro de 2025 | 17h48

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+