Malanje- A ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria Bragança Sambo, considerou, em Malanje, o planeamento estratégico, a prestação de contas, bem como o reforço e actualização da base legal deste subsistema de ensino como factores que concorrem para o desenvolvimento das instituições universitárias do país.
A par disso, frisou, que a concretização desse desiderato passa igualmente pela actualização permanente do sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação, sem descurar a aposta na capacitação dos recursos humanos, elemento principal de funcionamento das organizações.
A governante defendeu essa posição à margem de abertura do ano académico 2022/23, presidido pela ministra de Estado para a Área Social, Dalva Ringote Allen, realçando ainda a autonomia das instituições de ensino superior, instituir mecanismos e identificar indicadores de desempenho paras tornar cada vez mais aptas para os desafios de melhoria da qualidade de ensino.
“Estamos todos convocados, sobretudo o Executivo, as instituições de ensino superior e de investigação e desenvolvimento, com todos os seus parceiros, para um esforço conjunto e redobrado para melhorar o ensino universitário, em prol da prosperidade do país e dos angolanos”, frisou.
A ministra reafirmou o compromisso do Executivo em promover a melhoria da qualidade do ensino superior e no aumento da produtividade científica, para elevar Angola aos padrões de referência internacional neste domínio.
Segundo a ministra, neste ano académico conta-se com uma estimativa acima das 160 mil vagas no ensino universitário público no país, atingida no ano acadêmico 2021/2022.
Sem avançar pormenores, precisou que regista-se também maior investimento do Executivo na inovação, nas tecnologias e na investigação científica.
O acto de abertura do ano académico foi testemunhado por membros do Executivo, com destaque para as ministras da Educação, Luísa Grilo e da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa e por reitores, professores e académicos das diversas regiões universitárias do país.