Luanda - A ministra do Ensino Superior Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), Maria do Rosário Sambo, apontou, esta sexta-feira, o investimento financeiro em infra-estruturas e recursos humanos como um dos factores para a elevação da qualidade do subsistema de ensino superior no país.
De acordo com Maria do Rosário Sambo, que falava no acto de lançamento do Livro Branco do Ensino Superior, o investimento financeiro adequado vai reforçar a capacidade institucional nas suas diversas vertentes, com a qualificação de docentes, investigadores e de funcionários administrativos e técnicos, bem como as infra-estruturas físicas e tecnológicas com apoios sociais aos estudantes, num contexto de boas práticas de governação e de avaliação institucional.
Para a governante, a pandemia da Covid-19 veio demonstrar a fragilidade dos sistemas educativos e dos sistemas científicos nacionais e a inexistência ou insipiência de processos de transformação digital na sociedade, como sendo ingredientes desfavoráveis à resiliência.
Deu a conhecer que, com o suporte técnico do Banco Mundial, será feita uma abordagem para o desenvolvimento sustentável do ensino superior em Angola, adiantando "espera-se ter um plano estratégico cuja execução produza resultados duradouros que proporcionem a construção de uma base sólida para o bem-estar das gerações actuais e futuras, através da melhoria da qualidade do processo do ensino-aprendizagem, da produtividade científica e da inovação no país.
Defendeu que o investimento no ensino superior de qualidade não é um luxo, mas uma necessidade, face à sua relevância como catalisador de transformação económica.
"O sub-investimento no ensino superior contribui para a desigualdade social, propícia à fuga de cérebros, mesmo dentro do território nacional, a parte de talentos, o défice na produtividade científica, evidenciando incapacidade de investigar para apresentar soluções para os problemas locais", advogou.
O livro branco é um instrumento de longo prazo, que condensa a adesão e as estratégias de desenvolvimento do ensino superior, para os próximos anos. A sua elaboração deve estar contido nos princípios máximos da precedência e do planeamento.
O lançamento do livro Branco, projecto do MESCTI, conta com o apoio do Banco Mundial.