Luanda - A ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria Bragança, afirmou, esta quarta-feira, na Cidade da Praia, Cabo Verde, que a estimulação do empreendedorismo dos jovens tem promovido o auto-emprego em Angola.
Para a governante, principalmente nas Universidades que acolhem e apoiam a materialização de ideias inovadoras, em ambiente interno de ensino/aprendizagem, sobretudo de discentes e de docentes.
"... Mas também assegura a ligação Universidade-sociedade, incluindo a ligação com empresas, com reflexos positivos na articulação entre a teoria e a prática no processo de formação", assegurou.
A governante participa de 12 a 13 de Abril, na 2.ª edição da Conferência Inter-regional Pan-africana da AUF: África Científica e Plurilingue, na Cidade da Praia, Cabo Verde.
Segundo uma nota de imprensa, a conferência, organizada pela Agência Universitária da Francofonia (AUF) tem como tema central a “Empregabilidade e o empreendedorismo dos estudantes e dos aprendentes”.
Adianta que terá como principais figuras o reitor da Agência Universitária da Francofonia, Slim Khalbous, secretária de Estado do Ensino Superior de Cabo Verde, Eurídice Monteiro, e pelas delegações ministeriais e universitárias de oito países.
Participam do encontro, Angola, Cabo Verde, Gâmbia, Guiné, Guiné-Bissau, Moçambique, Senegal e São Tomé e Príncipe.
O tema desta 2ª edição da Conferência abordará sobre as grandes reformas empreendidas pelos intervenientes desta área, nomeadamente a adoção do Estatuto Nacional do Estudante Empreendedor (ENEE) no Senegal e na Guiné, e a inauguração prevista dos Centros de Empregabilidade Francófonos (CEF) em Banjul (Gâmbia) e na Praia (Cabo Verde).
A conferência pretende partilhar experiências e identificar as oportunidades de parceria entre os países e instituições do Ensino Superior do Continente Africano, na promoção da empregabilidade e do empreendedorismo dos estudantes. VIC