Luena – Os cursos de licenciaturas em enfermagem e psicologia clínica, ministrados nos Institutos Superiores Privados Walinga e no do Luena, da província do Moxico, foram desacreditados pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, soube, esta terça-feira, a ANGOP.
O Instituto Superior Politécnico Privado Walinga do Moxico foi-lhe chumbado os cursos de Enfermagem e Psicologia Clínica, enquanto o Instituto Superior Politécnico Privado do Luena (ISP-Luena) viu descontinuado o de Enfermagem.
Esta informação consta numa nota do Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES) sobre os resultados da acreditação dos cursos de Saúde que desenvolveu em todo país, sendo que estas instituições não poderão matricular estudantes nestas áreas nos próximos anos.
Na província do Moxico, destaca-se o reconhecimento dos cursos de Análises Clínicas e de Enfermagem leccionados no Instituto Superior Politécnico do Moxico, a única de ensino público neste subsistema, com acreditação do nível C.
Segundo o chefe de Departamento para os Assuntos Académicos da instituição, Ngaiele Fundão do ISP-Moxico, para esta instituição ficou a recomendação da necessidade de se aumentar o número de professores com grau de Doutoramento, com vista a melhorar a qualidade de ensino nesta área de formação.
A província do Moxico conta com três Instituições de Ensino Superior, nomeadamente, o Instituto Superior Politécnico do Moxico (ISP-Moxico), o Instituto Superior Politécnico Privado do Luena (ISPP) e o Instituto Superior Politécnico Privado Walinga do Moxico (ISPWM).
Moxico conta com mais de um milhão de habitantes, de acordo com a projecção do Instituto Nacional de Estatística (INE), durante o Censo Populacional de 2014, sendo que o ensino superior está apenas concentrado na cidade do Luena, sede provincial. TC/YD