Luena - O Ministério do Ensino Superior iniciou, esta segunda-feira, no Luena, o processo de avaliação dos cursos de Ciências da Educação ministrados na província do Moxico, soube a ANGOP.
Durante o processo, especialistas Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES) vão analisar a qualidade do funcionamento das instituições de ensino superior nas dimensões de gestão administrativa, ensino, produção científica e a extensão universitária nos últimos cinco anos, nas três instituições de ensino superior da região.
Nesta área do saber, o Instituto Superior Politécnico do Moxico ministra o ensino da Geografia, Química, Física e Matemática.
Já o Instituto Superior Politécnico Privado Walinga do Moxico e Instituto Superior Politécnico Privado do Luena ministram os cursos de Ensino Primário e Psicologia da Educação, respectivamente.
Este processo inspectivo poderá determinar a continuidade ou suspensão dos referidos cursos na grelha curricular destas instituições de ensino, nos próximos dois ou três anos académicos.
Recordar que na primeira fase de inspecção, ocorrida em Junho último, com o objectivo de analisar a qualidade dos cursos de saúde em todo país, o INAARESS acreditou, com algumas recomendações, apenas dois cursos desta área, no Instituto Superior Politécnico do Moxico (ISPM), tendo suspendido nas duas instituições privadas da região.
O Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2023-2027 prevê efectuar a análise da qualidade dos cursos de ensino superior até 2027. TC/YD