Luanda - O Ministério da Educação (MED) vai distribuir mais de dois milhões de manuais escolares do Ensino Primário, gratuitamente, anunciou, ontem, em Malanje, o secretário de Estado para Educação Pré-escolar e Ensino Primário.
Pacheco Francisco, que falava à imprensa, garantiu que o processo de distribuição dos manuais pelas províncias já está em marcha e espera chegar até às zonas recônditas, para que ninguém fique para trás.
O Secretário de Estado adiantou ainda que a venda destes manuais é expressamente proibida e as autoridades estão de alertas para deter e sancionar quem assim proceder.
Condições criadas para o arranque do Ano Lectivo
O secretário de Estado para Educação Pré-escolar e Ensino Primário assegurou que estão criadas todas as condições para o arranque do Ano Lectivo 2023/2024.
Pacheco Francisco afirmou que, neste momento, há um grande esforço para que o período lectivo decorra sem sobressaltos.
Nesta altura, disse, estão a decorrer as matrículas e as vagas disponíveis não vão permitir enquadrar no sistema normal de ensino todas as crianças em idade escolar, devido à falta de instituições escolares.
O secretário de Estado para o Ensino Pré-Escolar defendeu a construção de mais escolas, sobretudo para a iniciação, primeira, sétima e décima classes, tendo em conta o crescente número de estudantes.
"Existem mais escolas a nível de base, no ensino primário, e mesmo assim não são suficientes. O número de escolas para o primeiro ciclo não é igual ao do ensino primário e do segundo ciclo”, realçou, acrescentando que, depois das matrículas, os professores serão capacitados, visando a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
Segundo Pacheco Francisco, o Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) está a permitir a construção e reabilitação de muitas escolas, apesar de ainda serem insuficientes devido ao aumento do número de alunos, o que faz com que haja salas com mais de 60 estudantes.
A abertura oficial do ano lectivo 2023/2024 será no próximo dia 01 de Setembro e o seu término a 31 de Julho do próximo ano.
O primeiro trimestre começa a 04 de Setembro e termina a 15 de Dezembro de 2023, período que corresponde a 17 semanas, das quais 15 lectivas, correspondentes a 73 dias.
Já o II trimestre terá o início a 03 de Janeiro e termina a 28 de Março de 2024, período em que decorrem a Avaliação Nacional da 2ª classe (Proficiência da Fluidez da Leitura), Avaliação Nacional de Aferição da 5ª e 8ª classes (Aprendizagens de Língua Portuguesa e Matemática).
O III trimestre inicia a 08 de Abril e se estende até 31 de Julho de 2024, período em que decorrem a XII Edição da Olimpíadas de Matemática, 6ª Edição da Feira de Amostras do Sistema Educativo –Educa- Angola 2024, Olimpiadas da Matemática da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), assim como a Fase Final da 6ª Edição das Olimpíadas de Física. ART