Luanda - O Ministério da Educação repudia todos os actos de violência física, psicológica e moral contra os professores, solicitando o devido respeito e consideração desta figura, sobretudo por parte dos pais, encarregados de educação e das famílias.
Numa mensagem por ocasião do Dia Nacional do Educador, que hoje, quarta-feira, se assinala, refere que a aposta na formação do capital humano é um desafio que tem contado com a entrega e trabalho abnegado dos Agentes da Educação, cujo mérito é diariamente comemorado nos níveis de desenvolvimento e progresso do nosso País.
Afirma que a data serve para expressar gratidão e reconhecimento aos educadores dedicados, que desempenham um papel fundamental na vida de todos e de cada um, moldando, com a sua paixão, paciência e comprometimento, as mentes, inspirando sonhos com marcas duradouras.
Indica que comemora-se o 22 de Novembro, sob o lema "Os Professores de que precisamos para a Educação que queremos: O imperativo global para inverter a escassez de professores".
O Dia Nacional do Educador Angolano foi institucionalizado no marco da visita do Primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, à fábrica Têxtil, "Textang II”, em 1977, no quadro do lançamento da Campanha da Luta contra o Analfabetismo.
“Desde aquela data, o nosso país vem desenvolvendo, com sucesso, inúmeras tarefas no domínio da Educação e Ensino, através do aumento substancial de infraestruturas escolares condignas, apetrechadas de meios de ensino e aprendizagem modernos e correspondente formação do corpo docente”, lê-se no documento. ART