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Cerca de 100 mil crianças ficarão sem estudar no Moxico

     Educação              
  • Moxico • Quarta, 14 Agosto de 2024 | 23h27
Estudantes por baixo das arvores no Municipio do Luacano
Estudantes por baixo das arvores no Municipio do Luacano
Laite Tito/ANGOP

Luau – Cerca de 100 mil crianças são estimadas que podem ficar fora do sistema de ensino na província do Moxico, durante o ano lectivo 2024/2025, devido à carência de mais de mil 300 salas de aula, apurou esta quarta-feira a ANGOP.

Nos últimos anos, o número de crianças que ficam de fora da rede escolar tem variado entre 12 a 16 mil petizes, anualmente, por conta do défice de salas de aulas colocadas à disposição do Gabinete Provincial da Educação.

Este facto foi confirmado à imprensa pelo director do gabinete provincial da Educação, no Moxico,  Valeriano Chimo, que previu que a cifra de crianças nesta condição poderá ultrapassar a  barreira de 88 mil registada no ano lectivo anterior (2023/2024).

A margem do I Fórum Provincial de avaliação da qualidade das aprendizagens no sector, que decorre no município do Luau, reiterou que a província carece “urgentemente” de mil 363 novas salas de aulas, equivalente a 98 escolas T14, para acolher maior número de crianças.

Lembrou que a província conta, actualmente, com 238 escolas, perfazendo três mil 802 salas de aulas, número que considera “ínfimo”, face à elevada quantidade de crianças que atinge a idade escolar.

 

Na ocasião, Valeriano Chimo Cassauié apelou para maior aposta na construção de mais escolas, principalmente do ensino primário e creches para reduzir esse fenómeno e garantir níveis de aprendizagem aos menores.  

Relativamente ao fórum, disse que se pretende abordar, durante dois dias, questões práticas e técnicas para a melhoria da gestão das escolas e outros sectores, com o intuito de se elevar a qualidade da aprendizagem dos alunos. 

No discurso de abertura, o vice-governador para o sector Político, Económico e Social, Victor da Silva, reiterou a preocupação da gestão das escolas, considerando um tema urgente e fundamental que deve ser discutido e aprofundado.  

O encontro reúne 250 gestores escolares dos nove municípios que compõem a província do Moxico, que prevê discussões sobre os relatórios anuais dos gabinetes municipais, sistema de avaliação e plano de melhoria das aprendizagens, bem como o novo modelo de docência da 5ª e 6° classes.

As actividades docentes-educativas do ensino geral, para o ano lectivo 2024/2025, iniciam a dois de Setembro, de acordo com o calendário publicado em Diário da República, I Série nº 150, de sete de Agosto.

Segundo o documento, o calendário é aplicável, de forma obrigatória, às instituições de educação pré-escolar, do ensino primário e secundário público, público-privadas e privadas legalmente no país.

O ano lectivo 2024/2025 no ensino geral compreende 48 semanas escolares, sendo 41 lectivas, equivalentes a 195 dias de aulas e nove de feriados nacionais e pontes, e deve terminar a 31 de Julho de 2025. LTY/TC/YD

 





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