Talatona- O secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio Silva, recomendou a melhoria do perfil do corpo docente e dos laboratórios do Instituto Superior Tecnológico do Bita, em Luanda.
O responsável, que encabeçou uma delegação multissectorial que visitou o Instituto Superior Tecnologico do Bita, dando início, hoje segunda-feira, a um programa de constatação às instituições do Ensino Superior Privados (IES), disse à imprensa que, apesar dos reparos, a instituição cumpre a legislação.
Quanto as ferramentas académicas, disse que se devem melhorar de maneira a se adequarem as exigências do plano curricular, em termos de equipamentos dos recursos didáticos, permitindo com que os alunos realizem actividades práticas e se garanta futuros graduados em conhecimentos e competências práticas.
Explicou que estão a trabalhar com as IES no sentido de supervisionar o grau de cumprimento dos normativos legais, constantes nos diplomas reguladores do subsistema superior, prestar apoio técnico e metodológico no âmbito da oferta de cursos, graduação ,especialização, mestrado e doutoramento.
Identificar eventuais constrangimentos no funcionamento das IES e presentar recomendações para a melhoria são outros objectivos citados por Eugénio da Silva.
“Vamos perceber quais são as questões estruturantes da vida da instituição, do ponto de vista do estatuto orgânico da organização interna, do funcionamento dos cursos, fomos constatar alguns departamentos e foi possível aferir o nível de organização.” referiu.
As visitas serão realizadas, numa primeira fase, em seis unidades de Luanda, Huambo, Huíla, Malanje e Cabinda.
O Instituto Superior politécnico do Bita funciona há três anos com cinco cursos, em psicologia gestão, direito saúde e engenharias. Tem mil estudantes matriculados entre internos e bolseiros do Conselho Nacional da Juventude e a igreja Anglicana.