Lóvua - Três milhões de kwanzas é o valor investido anualmente pela administração municipal do Lóvua, província da Lunda-Norte, na aquisição e distribuição da merenda escolar, no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza.
A informação foi prestada esta segunda-feira, pelo administrador municipal do Lóvua, António Mussumari, durante o encontro de auscultação entre a governadora da Lunda-Norte, Filomena Miza e os membros do Conselho de Auscultação das Comunidades.
Fez saber que o programa de merenda escolar, beneficia anualmente dois mil e 379 alunos do ensino primário de seis escolas .
Disse que a administração está a trabalhar no sentido de alargar o programa para outras unidades escolares, para combater o absentismo.
Por outro lado, informou que actualmente, o município conta com nove escolas do ensino primário , primeiro e segundo ciclo, num universo de 84 salas de aulas, das quais 14 de carácter provisório.
No presente ano lectivo, prosseguiu, foram matriculados um total de quatro mil e 954 alunos em todos os subsistemas de ensino.
Mil e 104 crianças com idade escolar ficaram fora do sistema de ensino, no presente ano lectivo, devido a escassez de salas de aulas , uma situação que a administração promete resolver com o alargamento da rede escolar, através da construção de salas de aulas.
Lóvua , com 17 mil e 412 habitantes, foi elevado a categoria de município por força da Lei n° 5/15 de 6 de Maio, e dista a 75 quilómetros da cidade do Dundo.
O município é limitado por oito postos fronteiriços com a República Democrática do Congo (RDC).HD