Gambos - Três mil 147 alunos de escolas primárias do município dos Gambos, na província da Huíla, vão beneficiar, neste ano lectivo, da Merenda Escolar.
O facto foi anunciado hoje, terça-feira, à ANGOP, pelo chefe da Secção Municipal de Inspecção Escolar dos Gambos, Alfredo Tupunga, sem avançar o valor disponibilizado, assinalou que a merenda é distribuída em quatro escolas das localidades de Tchitongotongo, Mardocacu, Tchipeio, Cambuca.
Destacou que no município, a merenda ainda não é servida com produtos locais como devia ser, pois não dispõe de capacidade de produzir esses tipos de alimentos, devido a seca cíclica que afecta a região.
Detalhou que tem recebido produtos como fuba de milho, feijão, arroz, peixe e outros, que permitem servir uma vez ao dia refeições reforçadas, como arroz com feijão, funge com feijão e peixe, motivando os alunos a irem à escola.
Segundo o responsável, o número de beneficiários é ainda “irrisório”, pois há a necessidade de abranger 12 mil alunos com a merenda escolar, dada fome que afecta a região.
A nível do município, controlam 36 escolas do ensino primário, das quais, apenas quatro estão abrangidas pela merenda.
O município dos Gambos com uma superfície territorial, tem uma população estimada em 197 mil e 600 habitantes e dista a mais de 150 quilómetros a Sul do Lubango, capital da província da Huíla. BP/MS