Luanda - A ministra da Educação, Luísa Grilo, afirmou, nesta sexta-feira, que a antecipação da realização dos exames dos alunos visa salvaguardar a vida das crianças, no quadro da prevenção e combate à Covid-19.
Os exames estavam marcados para a última semana de Junho e na primeira semana de Julho, mas foram antecipados para Junho por causa da pandemia da Covid-19.
A ministra falava à imprensa à margem do terceiro conselho consultivo que abordou a avaliação e perspectivas da melhoria do ensino, em função da paralisação.
“Queremos salvaguardar a vida das crianças, por isso preferimos a antecipação de uma ou duas semanas na realização dos exames. As matérias previstas foram concluídas e o que se vai fazer é a estratégia de aprendizagem”, reforçou.
Durante dois dias, os técnicos sector da educação passaram em revista questões relacionadas com a regulamentação do regime jurídico para a legalização das escolas públicas e privadas, sistema nacional de avaliação, um instrumento que será aprovado.
Trata-se de instrumentos legais que vão ajudar no licenciamento de escolas para a ministração de cursos.
O programa incluiu ainda a abordagem de matérias sobre a proposta de estratégia de recuperação de aprendizagem, para fazer com que no primeiro trimestre do ano 2022 se trabalhe nas habilidades para que as crianças estejam em altura de frequentar a actual classe.
Luísa Grilo fez ainda menção a necessidade da criação de pequenos espaços de leitura em cada escola para permitir que a criança, desde muito cedo, tenha habilidades para fazer consultas em livros.
A estratégia visa promover o casamento entre a leitura na escola e fora da escola, para que possam ganhar o hábito de leitura.
“Sabemos que há muitas instituições que abrem todos os dias cursos em condições muito precários, porque havia essa lacuna em termos de instrumentos legais para se fazer convenientemente a sua avaliação e a sua acreditação”, explicou.
O Conselho Consultivo é um espaço de debate interessado e consciente dos programas, projectos e acções do sector, suscitado pelos temas em agenda e que no final do mesmo apontem os melhores caminhos de os implementar.