Luanda – O Ministério da Educação (MED) aprovou, nesta terça-feira, as novas regras de avaliação no ensino primário e secundário regular e de adultos no ano lectivo 2020.
De acordo com o documento a que a ANGOP teve acesso, entre as orientações consta a realização de avaliações diagnóstica ou inicial (para aferir o nível de competências e/ou conhecimento do aluno), formativa (avaliação contínua ou sistemática, que intervêm em todo o processo de ensino-aprendizagem).
Desta lista consta ainda a avaliação sumativa (modalidade direccionada à recolha de informação sobre o nível de aprendizagem do aluno no fim de uma ou mais unidades didácticas), do trimestre e ano lectivo.
Segundo o Decreto, a avaliação deve basear-se nos conteúdos programáticos ministrados em cada trimestre, cuja classificação a atribuir ao aluno em cada disciplina tem por referência o conjunto das aprendizagens realizadas durante o trimestre.
Esclarece que para a classificação final do trimestre deve ser atribuída com base na média aritmética e ponderada.
As orientações aprovadas têm a vigência de um ano, correspondendo ao presente ano lectivo, sendo que compete aos gestores escolares assegurarem a sua implementação.
O presente diploma, que se aplica apenas às instituições pública, público-privadas e privadas do ensino primário e secundário, não é adaptável ao subsistema de educação pré-escolar.
O Governo anunciou, a 23 de Outubro, o adiamento sine die do regresso dos estudantes do ensino primário às aulas (1ª à 6ª classes), em função do aumento de casos de Covid-19 no país.
No âmbito deste cronograma, elaborado pelo Governo, as aulas recomeçaram a 05 de Outubro, nas classes de transição (6.ª, 9.ª, 12.ª e 13.ª classes).
Nesta mesma data, no cumprimento da estratégia de regresso gradual, recomeçaram as aulas em todo o sistema universitário do país.
Já o retorno às aulas da 7ª, 8ª, 10ª e 11ª classes do I e II ciclo do ensino secundário aconteceu na passada segunda-feira, 19.
Nesta nova fase, as turmas devem ser divididas em grupos de até 20 alunos. No ensino primário e I ciclo, as aulas têm a duração de 02h30, ao passo que no II ciclo do ensino secundário terão de 03h30. Neste formato, não haverá intervalos.