Luanda - A ministra da Educação, Luísa Grilo, anunciou, esta quarta-feira, o projecto de lançamento de três gramáticas de língua portuguesa para o ensino primário, que prevê uma para cada ciclo.
O conjunto, segundo a ministra, que falava na sessão de encerramento da semana da Língua Portuguesa, vai permitir a consolidação do conhecimento como mais um meio para exercitarem as várias regras da língua, em sala de aulas.
As gramáticas terão como base textos locais e de escritores da CPLP.
Em relação a quarta edição da semana da Língua Portuguesa, informou que será comemorada de 04 a 11 de Maio de 2023, no âmbito do dia mundial da língua portuguesa (5 de Maio).
A par dos temos habituais em torno da língua portuguesa, adiantou, o evento terá uma sala temática sobre jornalismo, com destaque para a locução e tratamento de textos jornalísticos.
Relativamente a terceira edição, Luísa Grilo congratulou-se com o facto de durante a jornada ter ficado mais patente que o intercâmbio é a premissa para o desenvolvimento.
A qualidade dos temas, disse, permitiu quatro comunicações, cujo trabalho será alvo de investigação para futura publicação com o patrocínio do MED.
Durante a sessão de encerramento das jornadas foi homenageado o escritor português José Saramago.