Luanda - O Instituto Nacional de Educação Especial (INEE) realizará, de nove a 10 de Novembro, um Encontro Regional sobre “Boas práticas inclusivas”, no âmbito das suas práticas para ver melhoradas a inclusão com aspectos tangíveis.
Em declarações hoje, terça-feira, à ANGOP, o director do Instituto Nacional de Educação Especial, Fernando Sobrinho, fez saber ser objectivo do encontro também mitigar acções erradas que impedem o alcance das boas práticas.
O encontro vai reunir cerca de 50 técnicos das províncias do Uíge, Malanje, Benguela, Cuanza Sul e Cuanza Norte, para juntos partilharem exemplos positivos de cada uma dos participantes, relativamente a inclusão, bem como orientar métodos e serviços de educação especial a serem usados em Angola.
A ter lugar na província de Cuanza Sul, o evento realiza-se no âmbito da implementação da Política Nacional de Educação para todos.
A política de educação especial orientada para a inclusão é uma estratégia adoptada pelo Governo angolano, com o objectivo de prestar maior atenção às crianças com necessidades especiais e aumentar o acesso à educação a nível das escolas do ensino geral.
O processo de inclusão escolar em Angola começou a dar os "primeiros passos" em 1979, mas só em 2017 efectivou-se com a elaboração e aplicação da Política Nacional de Educação Especial, orientada pelo Decreto n.º 187/17, de 16 de Agosto.