Cazenga – O Prémio Professor de Mérito do Município do Cazenga foi atribuído à docente Maria de Fátima Miguel, pelo seu contributo para o desenvolvimento da qualidade da educação na circunscrição.
Seleccionda da primeira edição do galardão, entre os vários professores das escolas do município, Maria de Fátima Miguel tem direito a nove milhões de kwanzas, sendo cinco em dinheiro e quatro revertidos em bens e serviços.
O Prémio Professor de Mérito é uma iniciativa da Administração Municipal do Cazenga tendente a reconhecer a relevância da profissão docente, promover a qualidade do ensino e encontrar exemplos inspiradores para a educação em Angola.
Com mais de 12 anos de carreira, a docente da disciplina de Química no Liceu 3084 do Distrito Urbano do Yoji-ya-Henda mostrou-se feliz com o galardão e diz ter merecido, pelo profissionalismo demonstrado no trabalho.
Por seu turno, a administradora municipal do Cazenga, Nádia Neto, enfatizou que esta distinção apresenta a relevância que os docentes têm na educação, bem como na sociedade angolana e que os seus ânimos merecem ser não só reconhecidos, como considerados e estimulados.
Conforme a responsável, a primeira fase desta edição contou com a participação de 3520 professores, na segunda fase 24, tendo na terceira fase sido apurados os seis concorrentes dos diferentes distritos urbanos do município.
Durante o evento, foram também agraciados os professores de mérito dos seis distritos urbanos que compõem o município com um valor de um milhão de kwanzas, cada.
A vencedora do Prémio Professor de Mérito verá associado o seu nome a plantação de uma árvore, juntamente com os alunos da sua escola, durante o ano lectivo posterior.
A gala de premiação desta 1ª edição decorreu no dia consagrado ao Educador angolano (22 de Novembro).
A efeméride foi institucionalizada em 1978, na sequência da abertura da campanha de alfabetização na fábrica Textang II, em Luanda, no dia 22 de Novembro de 1977, pelo primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto.
Actualmente, o Cazenga conta com 65 escolas do ensino primário, 17 colégios públicos do I ciclo, 18 complexos escolares do primário e I ciclo, quatro complexos escolares do I e II ciclo, oito liceus do II ciclo e seis institutos médios.
No presente ano lectivo, as escolas do município contam com a frequência de perto 40 mil alunos.
Este município, um dos nove que compõem a província de Luanda, conta com os Distritos Urbanos do Tala Hadi, Cazenga Popular, Hoji –ya- Henda, Kima Kieza, Kalawenda e 11 de Novembro. KAM/ACS/SEC