Luanda - Setenta e cinco mil e 420 funcionários públicos e agentes administrativos foram formados no primeiro trimestre deste ano pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), no âmbito das formações obrigatórias para atender as necessidades das instituições.
A informação foi prestada, terça-feira, em Luanda, pela titular do MAPTSS, Teresa Rodrigues, durante a sua intervenção na 14ª Edição do CaféCIPRA, que decorreu sob o tema "Formação de capital humano no país e nas melhores universidades do mundo: metas e os resultados".
Teresa Dias disse que no âmbito da Entidade Recrutadora Única Pública, foram enquadrdos, no mesmo período, dois mil e 291 profissionais na função pública, por via de sete concursos realizados nos vários departamentos ministeriais.
No sistema de formação profissional o Centro Integrado de Formação Tecnológica (CINFOTEC) formou 434 mil 163 pessoas, com cursos com mais demanda de carga horária, equivalente a um ano lectivo, devido ao seu grau avançado, como robótica, electrónica, mecatrónica, mecanização agrícola, meteorologia, gestão ambiental, entre outros.
Reconheceu que há ainda um longo caminho a percorrer, por existir muitos jovens a demandar a formação profissional e não ter centros para os receber de uma só vez, pelo que, gradualmente, precisa de se ter espaços de formação com qualidade e cursos que o mercado solicita.
A governante disse haver programas de formação profissional dentro das necessidades reais do país, para que as pessoas possam gerar emprego e contribuir para o fomento do emprego. SJ/OHA