Malanje- De 4 a 6 de Outubro próximo, a província de Malanje vai acolher o VI encontro das Escolas Associadas à UNESCO, um evento que visa dotar os agentes da educação de pressupostos teóricos para um ensino conducente à sustentabilidade.
O encontro é promovido anualmente pelo Ministério da Educação em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), por ocasião do Dia das Escolas Associadas, que se assinala a 5 de Outubro.
A informação foi avançada hoje, segunda-feira, pelo secretário permanente da Comissão Nacional de Angola para UNESCO, Alexandre de Sousa Costa, à saída de uma audiência concedida pelo governador provincial de Malanje, com quem abordou os preparativos para o êxito da actividade.
O encontro vai decorrer sob o lema O “Futuro começa com a educação” e nele serão debatidos temas como o sistema de ensino, a transformação curricular, educação para a cidadania global e para a paz, cultura, tecnologias de informação e outros que concorrem para a formação do homem novo, capaz de responder aos desafios da actualidade.
Questionado sobre a Estratégia de Transformação Curricular, lançada em 2022 sob a coordenação do Ministério da Educação e parceria do UNESCO, através do seu Bureau internacional para a Educação, Alexandre de Sousa Costa garantiu que continua em marcha e que os resultados serão sentidos a curto e médio prazo.
Por sua vez, o director do Gabinete Provincial da Educação, Manuel Osório, considerou que a realização do VI encontro das Escolas Associadas UNESCO na região representa uma mais-valia, na medida em que vai permitir alargar o número de instituições de ensino associadas à organização.
A nível da província de Malanje, apenas o Liceu Eiffel está associado à UNESCO, estando na forja a incorporação de 14 novas escolas do ensino primário, I e II ciclos.
Indicou a estruturação do currículo nas referidas escolas, conferindo-lhes padrões internacionais, a dinamização do desporto escolar, das actividades culturais e outras acções como as vantagens da associação à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.
A visita do secretário permanente da Comissão Nacional de Angola para UNESCO contempla visitas a escolas do ensino primário, I e II ciclo, para aferir as condições das mesmas.
ACC/PBC