Chitembo - Sete mil e 330 crianças continuam fora do sistema de ensino no município do Chitembo, província do Bié, devido à insuficiência de professores e salas de aula, apesar dos esforços do Governo na construção de novas escolas e enquadramento de mais docentes.
Segundo o director municipal da Educação no Chitembo, Fernando Manuel, que falava hoje à ANGOP, sobre o funcionamento do sector, são necessários pelo menos mais 200 novos professores e 12 escolas do ensino primário, I e II ciclos.
No âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, o município ganhou três escolas de sete, 12 e 16 salas de aula.
Neste momento, o sector da Educação no Chitembo controla 12 escolas e mil e 53 professores.
O responsável referiu que a população estudantil cresce a cada dia que passa, daí a necessidade de se enquadrar novos professores e a construção de novas escolas, para diminuir o número de crianças que ainda se encontram sem estudar.
A exemplo disso, no ano lectivo de 2023 foram matriculados 38 mil e 900 alunos. Já no presente ano o número subiu para 39 mil e 996. AS/PLB