Mais de seis mil alunos primários recuperam atraso escolar na Caála

     Educação              
  • Huambo • Sexta, 25 Fevereiro de 2022 | 10h38
Professora e alunos numa sala de aula (arquivo)
Professora e alunos numa sala de aula (arquivo)
Pedro Parente

Caála - Seis mil 757 alunos do ensino primário no município da Caála, província do Huambo, recuperam, no presente ano lectivo, o tempo de aprendizagem perdido enquanto as escolas estiveram encerradas, por causa dos riscos da Covid-19.

Estas crianças, que perderam o ano lectivo 2020 devido à pandemia da Covid-19, passaram a frequentar duas classes em simultâneo, no quadro das estratégias e medidas do Ministério da Educação, para a recuperação do atraso escolar no ensino regular.

Com esta iniciativa, o Ministério da Educação pretende corrigir a desfasagem idade/classe, com a elaboração de programas mínimos que levam à recuperação do atraso escolar.

Abordado pela ANGOP, o director da Educação, Paulo Tanganhica, informou que nestas condições estão dois mil 344 alunos matriculados simultaneamente na 1ª e 2ª classe, dois mil 318 na 2ª e 3ª e os outros dois mil 95 na 5ª e 6ª classe.

Entre os quais, destaca-se alunos com idades iguais ou superior a sete anos que, por conta da pandemia da Covid-19 e das medidas de restrições, ainda se encontravam a frequentar a 1ª classe.

 O responsável disse terem sido seleccionados e formados, do ponto de vista pedagógico, professores de 20 escolas primárias para fazem face ao desafio de recuperação do atraso escolar e garantia do equilíbrio académico, de acordo a faixa etária exigida no país.

O sector da Educação no município da Caála matriculou, no presente ano lectivo, 127.756 alunos em 240 escolas do ensino geral, asseguradas por dois mil 257 professores, distribuídos pelas comunas da Calenga, Catata, Cuima e Sede





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