Lubango – Quatro mil 154 directores e sub-directores de escolas do ensino primário dos municípios de Chicomba, Chibia, Humpata, Matala, Quilengues, Quipungo e Lubango, na Huíla, participam de hoje hoje, terça-feira a sexta, 30, de uma formação em metodologias de ensino.
Trata-se de um certame promovido pelo Ministério da Educação com financiamento do Banco Mundial (BM), com objectivo de prepará-los e muni-los de técnicas que ajudem a proporcionar mais a qualidade de ensino e da aprendizagem no ano lectivo 2024/2025.
Durante quatro dias os participantes vão aperfeiçoar, igualmente, técnicas ligadas as habilidades essenciais pedagógicas do professor, pedagogia estruturada, elaboração de planos de aula com base nas habilidades pedagógicas essenciais e violência baseada no género.
Em declarações hoje, terça-feira, à ANGOP, no Lubango, o porta-voz do gabinete provincial da educação, na Huíla, Benício Puna, destacou a pertinência do evento, porquanto vai contribuir ao Plano Nacional de Formação de Quadros.
“Brevemente abre o ano lectivo, logo, pretendemos reforçar as técnicas de ensino para que os professores e alunos andem de mãos dadas na sala de aulas”, disse.
O gabinete provincial da educação na Huíla controla 19 mil 110 professores. Para o presente ano lectivos foram matriculados 835 mil 103 alunos, mais 46 mil 509, comparado ao igual período anterior. JT/MS