Luanda - Oitocentos e cinquenta e cinco professores foram admitidos para reforçar o sistema de educação na província de Luanda, informou hoje, sexta-feira, a directora provincial da Educação, Philomene Carlos.
Os professores participaram do concurso público de ingresso externo no regime especial do sector da educação, realizado no dia 26 de Setembro último, que contou com 47.627 inscritos.
Do total, 25.074 candidaturas foram aprovadas para os exames.
Em conferência de imprensa, a directora Philomene Carlos referiu que 728 professores serão colocados no ensino primário e primeiro ciclo e os outros 127 no segundo ciclo.
Sobre os resultados do concurso, disse que dos 25.074 candidatos, 19.906 estiveram presentes, sendo que 5.525 tiveram notas positivas e 14.381 notas negativas.
“Apesar do número elevado de positivas, o concurso foi feito com base no fundo salarial disponível. Portanto, a província de Luanda recebe 855 professores que serão distribuídos para os nove municípios”, explicou.
Conforme a responsável, o concurso público teve a participação de 511 candidatos com deficiência, 47 dos quais tiveram resultado positivo e 19 foram admitidos candidatos. Estes provaram a sua condição mediante apresentação de um relatório médico ou junta médica.
Informou que foram registadas 3.855 reclamações, das quais 37 mereceram atenção.
Para a directora, o número de professores admitidos ainda é insuficiente para as necessidades de Luanda.
Os candidatos admitidos deverão dirigir-se, de 8 a 24 de Janeiro, ao Magistério Mutu Ya Kevela para entrega do processo individual. EVC/OHA