Ndalatando,- A Escola Superior Pedagógica (ESPCN) e o Instituto Superior Politécnico de Ndalatando (ISPNd), na província do Cuanza-Norte, têm disponíveis mil 635 vagas para o ano académico 2024/2025, soube à ANGOP esta quinta-feira.
Na Escola Superior Pedagógica do Cuanza Norte estão disponíveis 795 vagas, das quais 445 para o período regular e 350 do pós-laboral, segundo o seu director-geral adjunto para a Área Académica, Paxi Amazonas.
A instituição possui 90 vagas para cada um dos cursos de Biologia, Geografia, História e Ensino primário, 35 vagas para cada um dos cursos de Física, Língua Francesa e Língua Inglesa, 95 para o de Língua Portuguesa, 75 para Matemática e 80 para o Pré-escolar.
Para a inscrição, o interessado deve apresentar o certificado com a nota mínima de 12 valores nas disciplinas nucleares do curso em que deseja concorrer.
A instituição tem, actualmente, 86 docentes, dos quais 15 de nacionalidade cubana, número que pode crescer com a entrada de mais 19 professores no ano académico 2024/2025.
A ESPCN formou desde a sua institucionalização, em 2004, três mil e 190 licenciados em ciências de educação nas especialidades de Biologia, Geografia, História, Ensino primário, Física, Língua Francesa, Língua inglesa, Língua Portuguesa, Matemática e Pré-escolar.
Instituto Superior Politécnico
Já no Instituto Superior Politécnico de Ndalatando (ISPNd) existem 840 vagas para o ano académico 2024/2025, segundo o vice-presidente para os Assuntos Académicos da instituição, Lucas Cassinda.
As vagas estão distribuídas pelos cursos de Administração Pública, Contabilidade, Gestão, Análises Clínica, Saúde Pública, Electrotecnia, Informática, Enfermagem e Direito.
O ISPNd tem 67 professores, dos quais 41 efectivos.
A província do Cuanza Norte conta, actualmente, com três instituições do ensino superior, sendo duas públicas, nomeadamente, a Escola Superior Pedagógica e o Instituto Politécnico de Ndalatando, bem como uma privada afecta ao Instituto Superior Internacional de Angola (ISIA ).LJ/EFM/DS/YD