Ramiros – A ministra da Educação, Luísa Grílo, afirmou quinta-feira, em Luanda, que o sector vai continuar a apostar na capacitação dos professores, de modo a responder a necessidade de organização dos programas, actualização dos conhecimentos e melhoria na aquisição de novas competências da prática docente.
A ministra falava durante a abertura de uma acção formativa sobre Metodologia de Integração de Saberes Curriculares no III Ciclo de Aprendizagem, que decorre até ao dia seis de Setembro, no Instituto Politécnico de Pescas “CEFOPESCAS”, no distrito urbano dos Ramiros, município de Belas. (Luanda), com a participação de 288 professores.
De acordo com Luísa Grilo, o novo Modelo de Docência e a respectiva proposta curricular obedecem a um quadro de referência baseados nos princípios e fundamentos das tendências pedagógicas progressistas, na teoria sócio-construtiva de aprendizagem, na integração curricular, na promoção de uma relação afectiva entre os saberes universais e os locais, com base em metodologias activas e participativas.
“Na prática, a aprendizagem promove a interacção entre os conteúdos de trabalho na sala de aulas e o conhecimento prévio dos alunos nas diferentes áreas do saber, que bem articulado será fundamental para o desenvolvimento e aprendizagem significativa das crianças”, salientou.
A acção formativa é um projecto-piloto promovido pelo Instituto Nacional de Formação de Quadros da Educação (INFQE) e será implementada em 144 escolas das 18 províncias do país.AP/AKA/MCN