Ndalatando- Mais de 14 mil alunos de 17 escolas do I ciclo do ensino secundário, do município do Cazengo, província do Cuanza Norte, vão beneficiar, este ano, de bolsas de estudo internas, disponibilizadas pelo Ministério da Educação.
A acção enquadra-se na segunda fase do Programa de Empoderamento das Raparigas e Aprendizagem para Todos denominado “PAT II”, que abrange alunos da 7ª, 8ª e 9ª classes.
A informação foi prestada esta quinta-feira, em Ndalatando pela vice-governadora do Cuanza Norte para o sector Político, Social e Económico, Luzia José, a propósito da acção de formação de apresentação do referido programa, dirigida a quadros do sector e pontos focais municipais.
Salientou que o programa visa incentivar a conclusão do Iº ciclo do ensino secundário, por meio de uma bolsa anual de 25 mil kwanzas.
A formação, com a duração de dois dias, conta com a participação de directores de escolas e pontos focais municipais e vai debruçar-se sobre a operacionalização da primeira fase de expansão do Programa de Bolsas de Estudo.
Ao intervir no acto de abertura da acção formativa, Luzia José, destacou os benefícios do programa na redução do abandono escolar, sobretudo, de raparigas.
Destacou que com a atribuição de bolsas de estudo aos alunos do Iª ciclo, o Governo angolano pretende empoderar os jovens, em especial as raparigas e melhorar a qualidade de aprendizagem para todos. DS/IMA/ART