Lubango – Cento e três estudantes, dos 788 acompanhados pelo Gabinete de Inserção a Vida Activa (GIVA) do Instituto Politécnico Nº 131 concluíram, este mês, estágios profissionais em distintas áreas, no âmbito da Reforma Técnico-Profissional (RETEP).
Os estágios foram realizados, desde 2020, em algumas unidades hoteleiras e centros de formação profissional públicos e privados, na perspectiva de aliarem a teoria à prática, para que possam tomar contacto com o ambiente de trabalho e serem empregados.
Trata-se de 37 do curso de gestão hoteleira, 33 de informática, 11 de secretariado, oito no sector do turismo, sete da área de copa, quatro de contabilidade e gestão e três de estatística.
Em declarações hoje, quinta-feira à ANGOP, no Lubango, a coordenadora do GIVA do Instituto Politécnico, Enid Figueira, considerou positiva a cooperação com as empresas, já que é uma acção que ajuda ocupar os estudantes e promover laços com os empregadores.
Revelou que após o arranque do ano lectivo 2021-2022, a instituição vai encaminhar para estágios outros 685 estudantes em diversos cursos técnico-profissionais as empresas com as quais têm rubricados acordos de cooperação.
Actualmente a instituição ministra os cursos de estatística, informática, contabilidade gestão, hotelaria, turismo e copa.
O GIVA foi criado com objectivo de apoiar, informar, orientar e acompanhar os estudantes no seu percurso de inserção escolar e profissional, promovendo a ligação ao meio empresarial.