Mais de 700 novos professores serão admitidos este ano no Bié

     Educação           
  • Bié     Quarta, 01 Setembro De 2021    17h54  

Chinguar - Setecentos e 79 novos professores serão admitidos ainda neste ano, na província do Bié, visando reforçar o trabalho dos 14 mil 245 controlados pelo sector da educação na província do Bié, sobretudo nas zonas rurais, onde se regista maior déficit.

O anúncio foi feito pelo governador do Bié, Pereira Alfredo, quando discursava hoje na abertura do ano lectivo 2021/ 2022, realizado na comuna do Cutato, município do Chinguar, a 75 quilómetros a Sul da capital biena, sem no entanto avançar a data para abertura do referido concurso.

 "No ano de 2018 admitimos 800 professores, 2019 foram mil e até no final deste ano vamos enquadrar 779 novos professores, para atender a solicitação da população e continuar a melhorar a qualidade de ensino e aprendizagem nas escolas", realçou.

Este ano, o sector da educação no Bié matriculou nos diversos subsistemas de ensino 373 mil 380 alunos, com perto de 14 mil professores que labutam em 714 escolas.

Com perto de um milhão e 700 mil habitantes, no Bié ainda 109 mil crianças em idade escolar não vão estudar no presente ano lectivo, por escassez de mais escolas e professores.

No ano lectivo transacto, estudaram 625 mil 676 alunos da iniciação à 13 classe, sendo que mais de 80 porcento transitaram de classe.

Pereira Alfredo recordou que o Governo da província do Bié está a construir 67 novas escolas, totalizando perto de 550 salas de aula, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), que permitirá o ingresso de cerca de 49 mil alunos, que estudam em condições precárias ou fora do sistema normal de ensino.

Para o governador Pereira Alfredo, o retorno às aulas demonstra claramente trabalho do Presidente da República, João Lourenço, quando à garantia das condições, isto é, desde as de biossegurança para o combate da covid-19 e outras que elevam a qualidade do ensino.

Solicitou aos directores de escolas a controlarem a permanência dos professores nas escolas e convidou os pais e encarregados de educação no sentido de despertarem os filhos para a conservação das instituições escolares.

"A melhoria da qualidade do ensino não deve ser encarada como responsabilidade somente do Estado, mas sim de todos, onde a família joga um papel indispensável no resgate de valores e não só", explicou.

Reconheceu, no entanto, o desempenho positivo dos parceiros sociais (igrejas, associações juvenis, autoridades tradicionais, Ongs, bem como as comissões de pais e encarregados de educação) na cedência de espaços para a construção de escolas ou mesma na construção das mesmas.

O governador Pereira Alfredo procedeu igualmente à entrega de diversos materiais de biossegurança, no quadro do programa da luta contra a covid-19 nas escolas, nomeadamente baldes, luvas, álcool gel, sabão entre outros.

Testemunharam o evento os vice-governadores para sector social, político e económico e do sector técnico e infra-estruturas, António Manuel e José Fernando Tchatuvela, respectivamente, administradores municipais, entidades religiosas, autoridades tradicionais e população no geral.

No acto de abertura, foram igualmente lidas mensagens da comissão de pais e encarregados de educação, dos alunos, assim como do Sindicato dos Professores (Sinprof) e a intervenção do director do Gabinete Provincial da Educação, Evaristo Vitangui Gamo.

Comuna do Cutato ganha nova escola

No quadro da abertura do ano lectivo 2021/2022, a comuna do Cutato, no município do Chinguar, ganhou mais uma escola de 10 salas de aula, construída no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

O empreendimento social, inaugurada pelo governador provincial do Bié, Pereira Alfredo, comporta ainda laboratórios de informática e biologia, gabinetes para o corpo directivo entre outros compartimentos.

A nova escola, designada Fernando Manuel Cangumbe, em homenagem ao primeiro comissário (administrador) comunal após a independência de Angola, em 1975, vai albergar mais de 900 alunos em dois turnos, que estudavam em condições precárias.

A construção gastou ao cofre do Estado 85 milhões 150 mil 700 Kwanzas, a cargo da empresa de construção civil Grupo Manico Lda.

No município do Chinguar, para o presente ano lectivo, foram matriculados 45 mil 913 alunos nos diversos subsistemas de ensino. As aulas serão asseguradas por mil  e 178 professores, que funcionam em 146 escolas.

Com uma população estimada em 130 mil habitantes, apesar dos esforços do Governo na construção de mais escolas, ainda assim, mais de 14 mil crianças com idade escolar vão continuar sem estudar por insuficiência de mais escolas e professores.

Actualmente, o município necessita 286 professores, bem como 748 novas salas de aula.

No ano lectivo transacto foram matriculados 17 mil e 742 alunos, assegurados por mil e 416 professores.

O administrador municipal do Chinguar, Afonso Belo Sanguvile, ao apresentar as linhas de força da governação local, realçou que o sector da educação tem entre vários desafios continuar com a construção de mais escolas e moradias para acomodação de professores e o reforço da inspecção escolar.





Fotos em destaque

ECOAngola lança projecto ambiental “60min ECO”

ECOAngola lança projecto ambiental “60min ECO”

Domingo, 19 Maio De 2024   08h05

Telemedicina reduz evacuações no hospital do Cuvango

Telemedicina reduz evacuações no hospital do Cuvango

Domingo, 19 Maio De 2024   07h57

Huíla declara fim da peste suína e levanta cerca sanitária à Humpata

Huíla declara fim da peste suína e levanta cerca sanitária à Humpata

Domingo, 19 Maio De 2024   07h53

Estudantes da UJES do Huambo inventam dispositivo de segurança de recém-nascidos

Estudantes da UJES do Huambo inventam dispositivo de segurança de recém-nascidos

Domingo, 19 Maio De 2024   07h50

Mais de cem alunos do Liceu Eiffel beneficiam de bolsas externas no Cunene

Mais de cem alunos do Liceu Eiffel beneficiam de bolsas externas no Cunene

Domingo, 19 Maio De 2024   07h47

Sector da Saúde vai admitir mais de 900 profissionais no Cuanza-Sul

Sector da Saúde vai admitir mais de 900 profissionais no Cuanza-Sul

Domingo, 19 Maio De 2024   07h43

Vila do Calai (Cuando Cubango) celebra 62 anos com foco no turismo transfronteiriço

Vila do Calai (Cuando Cubango) celebra 62 anos com foco no turismo transfronteiriço

Domingo, 19 Maio De 2024   07h38

Estabilização do Morro do Tchizo resolve problema de inundação em Cabinda

Estabilização do Morro do Tchizo resolve problema de inundação em Cabinda

Domingo, 19 Maio De 2024   07h33

Projecto “Melhora da Segurança Alimentar” forma mais de mil camponeses no Bengo

Projecto “Melhora da Segurança Alimentar” forma mais de mil camponeses no Bengo

Domingo, 19 Maio De 2024   07h27

Iona renasce como potencial turístico

Iona renasce como potencial turístico

Sábado, 18 Maio De 2024   18h20


+