Luanda - Seiscentos e 24 alunos, em representação de 16 províncias do país, participam, a partir desta terça-feira até 31 do mês em curso, nos Jogos Nacionais Escolares, que se realizam na província de Malanje.
Trata-se de estudantes da faixa etária dos 13 aos 16 anos, que durante dez dias competirão nas modalidades de atletismo, futebol, andebol, basquetebol, voleibol e ginástica.
Segundo o Director do Ensino Secundário, Orlando Lundoloqui, que falava em conferência de imprensa, estarão de fora da prova apenas as províncias do Zaire e Benguela.
"A província do Zaire está fora porque não foi apurado nenhum aluno. Já a de Benguela, até ao momento, alega falta de logística para os alunos", explicou.
O director acrescentou que as condições estão criadas para o arranque dos jogos escolares nacionais, sublinhando que as províncias com maior número de equipas são as de Luanda, Malanje e do Cuanza Norte.
O Desporto Escolar é um Programa do Ministério da Educação cujo objectivo é proporcionar o acesso à prática desportiva regular e de qualidade, contribuindo para a promoção do sucesso escolar dos alunos, estilo de vida saudável, com valores e princípios associados a um pleno exercício de cidadania e tem como sustentação Jurídica o Decreto Presidencial nº 222/20 de 28 de Agosto no seu artigo 18 (as líneas k e n).
Têm ainda a particularidade de unir estudantes com hábitos, costumes e valores, bem como a troca de experiência concernente ao ensino.
A província de Malanje, situada no planalto norte de Angola, tem uma extensão de 97.602 Km2 e uma população de cerca de 986.363 habitantes, segundo censo de 2014.
É constituída por 14 municípios, nomeadamente Cacuso, Cahombo, Calandula, Cambundi-Catembo, Cangandala, Kiwaba Nzoji, Kunda-Dya-Baze, Luquembo, Malanje, Marimba, Massango, Mucari, Quela e Quirima. LIN/ART