Matala – Pelo menos 50 mil alunos do ensino geral do município da Matala, na Huíla, vão até ao final do mês receber manuais didácticos gratuitos, já disponíveis nos armazéns da direcção municipal de Educação.
Em declarações hoje, quarta-feira, à ANGOP, o director da Educação no município, Isaías Abel Cambinda, esclareceu que o material didáctico não foi distribuído nos primeiros dias de aula, porque registou-se um elevado nível de absentismo.
O atraso, segundo a fonte, visou salvaguardar os beneficiários, pelo que os manuais já estão a ser entregues às escolas e os seus gestores estão orientados a proceder a imediata distribuição, depois de registar-se uma presença maior de alunos nas salas de aula.
O gestor informou igualmente, que algumas escolas foram reforçadas com carteiras e chapas de zinco, sobretudo para aquelas com problemas de infiltrações, no âmbito Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza.
O município da Matala tem uma rede escolar de 110 escolas, das quais quatro privadas que totaliza 679 salas de aula, que matricularam 76 mil e 346 alunos no presente ano lectivo. MS