Luanda – Mais de quarenta e oito milhões de manuais escolares do ensino primário serão distribuídos gratuitamente, no ano lectivo 2024/2025, pelo Ministério da Educação (MED).
A informação foi prestada à ANGOP, em Luanda, pela directora nacional para o ensino Pré-Escolar e Primário, Soraya Kalongela, revelando que este número vem reforçar os manuais escolares distribuídos no ano lectivo 2023–2024 e que serão, na sua maioria, reutilizados no presente ano.
No ano lectivo 2023-2024, foram produzidos mais de 48 milhões de manuais do ensino primário ( 1ª a 6ª classe), incluindo as fichas para a classe de iniciação, e distribuídos pelas 18 províncias do país.
Informou que o processo de distribuição dos manuais pelas províncias está em marcha, contemplando, inclusive, as zonas recônditas.
A directora reiterou a proibição da venda dos manuais escolares e exortou as autoridades a combater esta prática.
Por outro lado, referiu que o Ministério da Educação já distribuiu mais de 1.065.352 carteiras, número que será reforçado com mais um milhão de carteiras.
Em Angola, o ano lectivo 2024 - 2025 no ensino geral foi aberto no dia 30 de Agosto. As aulas arrancaram no dia 2 do corrente mês e terminam no dia 31 de Julho de 2025.
O calendário escolar abrange 48 semanas, com 41 de actividades lectivas.
Reabilitação de escolas
Um valor de 80.932.286 milhões de dólares foi autorizado pelo Presidente da República, João Lourenço, para a reabilitação, ampliação e apetrechamento de oito escolas na província de Luanda.
De acordo com o Despacho Presidencial nº 307/23, de 22 de Dezembro, é formalizada, também, a abertura do procedimento de contratação simplificada, pelo critério material, para a celebração dos acordos das referidas oito escolas.
As obras públicas serão realizadas nas escolas secundárias do I Ciclo Njinga Mbande, 1º de Maio, Juventude em Luta, Ngola Kanini, Complexo Escolar Nº 9001, no bairro Benfica, Ngola Kiluanje, Escola do Ensino Especial do Rangel e Instituto Técnico Comercial de Luanda.
Os trabalhos concorrem para o alcance dos objectivos definidos no Plano de Desenvolvimento Nacional 2023/27 e resultam da necessidade da promoção das condições necessárias de ensino para a frequência das classes da iniciação ao I ciclo do ensino secundário.
O Despacho Presidencial encarrega, igualmente, competência à Ministra da Educação, com a faculdade de subdelegar, de aprovar todos os actos do referido procedimento, incluindo a celebração e assinatura de contratos.
Distribuição dos
alunos
Os alunos da escola Ngola Kanine, 1º de Maio, Juventude em Luta, Ngola Kiluanje e Escola Comercial de Luanda foram distribuídos em outras escolas do Rangel, do bairro Vila Alice, do Marçal, entre outras, com base no factor proximidade. JAM/OHA