Lucala – Mais de 200 professores de diversas escolas no município de Lucala, província do Cuanza Norte, aprimoram, desde hoje, terça-feira, técnicas de diferenciação pedagógica e estratégias da utilização da sala de aulas.
Participam na formação, Inserida nos preparativos do ano lectivo 2024/2025, que arranca a 02 de Setembro, professores do ensino primário e do I e II ciclo do ensino secundário.
Os participantes vão, também, abordar o novo regime jurídico de avaliação de desempenho dos agentes da Educação.
Na abertura do certame, a administradora municipal de Lucala, Maria de Lourdes Salgado, destacou a importância do seminário na capacitação dos docentes, face à atual dinâmica do processo de ensino e aprendizagem.
A responsável exortou os profissionais da classe no sentido de dignificar as instituições de ensino, com a qualidade que se exige, apresentando comportamentos justos e honestos no exercício das suas actividades.
Instou-os, ainda, a primarem pela actualização constante dos conhecimentos, através da investigação, visando manter os conteúdos programáticos, cada vez mais modernizados, desde a componente teórica à prática.
“Vós sois o espelho dessa sociedade, uma vez que, ninguém se torna um bom profissional sem passar nas mãos de um bom professor. Por isso, o vosso bom desempenho reflectir-se-á na sociedade”, frisou.
Já o director municipal interino da Educação, Dionel Sonhi, frisou que a formação consta da estratégia do sector, que visa melhorar a agregação pedagógica dos professores, com o objectivo de responderem às necessidades cognitivas dos alunos.
Lembrou aos agentes da Educação, que os elementos essenciais para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem são a planificação da aula e a escrita legível dos conteúdos temáticos no quadro. EFM/DS/YD