Caxito – Duzentos e 94 alunos de distintas escolas da província do Bengo participam, desde hoje, terça-feira, na XII edição dos jogos escolares 2023/2024, aberta em Caxito pela governadora provincial, Maria Antónia Nelumba.
O município do Dande participa com 102 alunos, Dembos (58), Bula Atumba (48), Nambuangongo (48) e Pango Aluquém (38), numa prova a ser disputada até sábado (9), nas modalidades de futebol, basquetebol, andebol, voleibol e atletismo em masculinos e femininos.
Na abertura do evento, a governadora Maria Antónia Nelumba defendeu a necessidade de se repensar o processo de formação de professores de educação física e do desporto, para não se continuar a adaptar docentes nesta área.
A propósito, recomendou a criação de protocolos de parcerias entre as associações desportivas, na área de formação, para que os seus membros estejam melhor qualificados e possam ajudar a província na conquista de medalhas a nível nacional e internacional.
O director do Gabinete da Educação do Bengo, Manuel Fernando, disse que a prática desportiva nas escolas, além de ser um dever decorrente do quadro vigente no sistema de educação e ensino em Angola, constitui um instrumento de grande relevo e utilidade no combate ao insucesso escolar e na melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem.
Complementarmente, sublinhou, o desporto escolar promove um estílo de vida saudável que contribui para a formação equilibrada dos alunos.
A realização dos jogos escolares visa fomentar a prática desportiva e educativa e promover a inclusão escolar.
O município do Dande foi o vencedor da XI edição do campeonato provincial dos jogos escolares. FS/IF