Talatona – Dezassete mil e 432 candidatos concorrem desde hoje ,segunda -feira, a uma das cinco mil vagas disponíveis na Universidade Agostinho Neto (UAN), para os cursos de licenciaturas ministrados nas Unidades Orgânicas.
Os exames que darão acesso aos cursos das faculdades de Ciências, Ciências Sociais, Economia, Engenharia, Letras, Direito e Medicina, assim como permitirão a entrada ao Instituto Superior de Ciências da Saúde, Escola Superior de Hotelaria e Turismo, decorrem até o dia 25, no Campus Universitário, em Camama e são realizados das oitos às dez e das 10 às 12 horas.
Em declarações à imprensa, a coordenadora de exame de acesso, Fernanda dos Santos Benedito, informou que das cinco mil e 570 vagas, três por cento são reservadas aos descendentes de antigos combatentes e portadores de necessidades educativas especiais, 5% são reservadas aos candidatos protegidos por acordos internacionais, assim como os filhos dos membros do corpo diplomático acreditados em Angola.
Em relação às inscrições por Unidades Orgânicas, explicou que a Faculdade de Medicina registou maior número de inscrições com cinco mil e 441 candidatos, sendo a escola de Hotelaria e Turismo como uma das menos procurada em termos de inscrições com uma cifra de 132, seguida da antropologia com 14 candidatos.
Quanto o ínfimo número de vagas, disse estar relacionado aos factores ligados a natureza infra-estrutural, disponibilidade de recursos humanos (docentes), baixo grau de aproveitamento de estudantes matriculados no ano precedente.
“ Prevê-se a construção no Campus até o final deste ano 2023, de 10 Unidades Orgânicas da UAN, só quando tivermos infra-estruturas, mais docentes e investigadores estaremos com capacidade e condições de oferecer maior número de vagas”, disse.
De acordo com a responsável durante o processo de inscrição, a UAN arrecadou 110 milhões e duzentos mil kwanzas que estão a ser utilizados nas despesas inerentes ao processos, tendo recordado que os exames de acesso são auto-financiado.
Por sua vez, o membro da comissão organizadora de exames, Mateus Neto, afirmou que a correção será feita de forma automática, sem interferência humana no processo de notas, de acordo com ele, foi produzido um instrutivo que é a folha de resposta em que os estudantes têm anexado ao enunciado das provas com os seus respectivos nomes.
Informou que cada resposta contempla entre 20 a 25 respostas, o estudante deve marcar as respostas preenchendo o círculo, sendo que a posterior serão colocados no Scan para se fazer leitura dos pontos e a contabilidade dos pontos certos.
A UAN conta com 960 docentes e precisa de mais de 500.GIZ.MAG.