Ndalatando - Quinze mil e 80 alunos de 17 escolas do ensino primário, no município do Cazengo (Cuanza-Norte), vão beneficiar de merenda escolar no presente ano lectivo, informou hoje, quarta-feira, em Ndalatando, a directora do Gabinete Municipal da Educação, Simónia Cazua.
A merenda escolar será implementada em duas vertentes, sendo uma à base de alimentos industrializados, destinada a alunos de zonas rurais, e outra com produtos de campo, para os da sede municipal.
De acordo com a responsável municipal da Educação, que falava à imprensa, no acto de lançamento do Programa de Distribuição de Merenda Escolar na circunscrição, esclareceu que a diferenciação visa proporcionar aos alunos lanches diferentes do habitualmente servido no seu dia-a-dia, além de que, os produtos naturais propiciam nutrientes saudáveis para as crianças.
Simónia Cazua afirmou que tendo em conta alguns constrangimentos de várias índoles que a instituição atravessa, a merenda será servida em dias alternados para contemplar todos os alunos do ensino primário, na região.
A responsável municipal da edcucação não avançou o número de crianças que beneficiaram da merenda escolar no ano lectivo transacto no município.
Trinta e seis milhões de Kwanzas constitui o valor disponibilizado para o fornecimento de merenda escolar no município do Cazengo, que estará a cargo de duas empresas.
O acto de lançamento foi prestigiado pelo administrador municipal adjunto do Cazengo para a área Orçamental e Financeira, Domingos Cinco Eduardo, que considerou a merenda escolar um elemento importante dentro do sector da Educação, que está a impulsionar as crianças a participarem activamente nas aulas. DS/IMA/YD