Saurimo - A província da Lunda Sul necessita de três mil e 688 novos professores para cobrir as necessidades que o sector regista, disse, esta quarta-feira, em Saurimo, o director do gabinete local da Educação, Perfeito Candondolo.
Falando à ANGOP, à propósito do arranque do ano lectivo 2023/2024, previsto para 1 de Setembro, o responsável disse que quatro mil 629 professores vão garantir as actividades lectivas na Lunda Sul, número que ainda não satisfaz o sector.
Adiantou que anualmente o Governo constrói novas salas de aulas, para responder a taxa de natalidade que cresce diariamente, logo, há necessidade de se aumentar o número de professores para corresponder a demanda.
Perfeito Candondolo fez saber que, para o rácio de 45 alunos por cada sala de aulas, o gabinete necessita cerca de mil 423.
Por outro lado, quanto as condições para o arranque do ano lectivo, disse estarem todas criadas.
Apelou aos pais e encarregadas de educação, no sentido de denunciaram os malfeitores que têm estado a vandalizar as escolas, de modo que as autoridades afins tomem medidas que sirvam para desencorajar tais práticas.
Para este ano lectivo 2023/2024, estão matriculados, nos mais variados subsistemas de ensino, 294 mil e 25 alunos, que entram na escola pela primeira vez.
A província da Lunda Sul conta com 174 escolas de diferentes níveis de ensino. MG/JW