Dundo– A província da Lunda Norte vai contar dentro de 24 meses com um campus universitário, cujo lançamento da primeira pedra para o início das obras foi feito esta terça-feira, pela ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança.
A infra-estrutura, com 74 salas de aula, a ser erguida numa área de 19 mil metros quadrados, no distrito urbano do Mussungue, vai albergar as faculdades de Direito e de Economia, da Universidade Lueji A'nkonde
Orçado em 50 milhões de dólares norte-americanos, o campus comportará um edifício da reitoria, duas salas para julgamentos simulados, residências para estudantes e docentes, bibliotecas, auditório, áreas administrativas e de lazer, entre outros compartimentos inerentes à actividade académica.
O projecto financiado pela Endiama EP., vai albergar anualmente mais de três mil alunos nos cursos de Direito e Economia, numa primeira fase.
Na ocasião, o governador da Lunda Norte, Ernesto Muangala, disse que a entrada em funcionamento do campus vai contribuir na melhoria das condições de trabalho dos docentes e aumentar o número de vagas de acesso ao ensino superior na região.
Disse que com o campus universitário, a juventude da Lunda Norte deixará de imigrar para outros pontos do país para se superarem academicamente.
Por seu turno, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino de Azevedo, assegurou que o subsector dos diamantes continuará a apoiar os projectos sociais do Governo, sobretudo nas regiões onde são explorados o mineral eestratégico.
Apelou aos empreiteiros no sentido de cumprirem com os prazos estabelecidos no contrato, para que a infra-estrutura esteja pronta e venha acudir a carência de salas de aula na Lunda Norte.
Actualmente, a província da Lunda Norte conta com uma instituição de nível superior, a Universidade Lueji A'nkonde, que alberga as faculdades de Direito, Economia e as escolas superiores pedagógica do Dundo e de Saurimo (Lunda Sul).