Mavinga - O governador da província do Cuando, Lúcio Amaral, constatou, esta segunda-feira, a presença dos alunos e professores, em algumas escolas da sede capital, Mavinga, exortando os gestores para o cumprimento do calendário escolar, com o reinício das aulas do II trimestre.
A referida visita marca a primeira deslocação do governador às instituições de ensino da sede capital, Mavinga, desde que foi apresentado aos membros da administração, autoridades tradicionais, entidades religiosas e a população em geral, a 28 de Dezembro de 2024, pelo ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca.
Acompanhado do administrador municipal de Mavinga, Bernabé Luís Baptista, o governador constatou, essencialmente, o nível organizacional, a conservação das escolas e a prontidão dos alunos e professores, no primeiro dia de aulas, depois da pausa pedagógica, por conta da quadra festiva.
Lúcio Amaral notou, com satisfação, a presença dos professores e dos alunos nas escolas visitadas e interagiu com eles, tendo, por fim, exortado os gestores escolares e os docentes para prosseguirem com a formação rigorosa dos educandos, para que venham participar no desenvolvimento da província.
De referir que o município de Mavinga, sede capital da província do Cuando, conta actualmente com 17 escolas, onde estudam mais aproximadamente 10 mil alunos do ensino primário até ao II ciclo, assegurados por 296 professores. ALK/PLB