Talatona – Cento e cinquenta jovens, dos quais 84 homens e 66 mulheres, concluíram hoje, terça-feira, em Luanda, a 1º edição do Programa de Treinamento de Diplomatas do Futuro.
A cerimónia foi realizada na Academia Venâncio de Moura e o curso tem como objectivo capacitar jovens para actuarem no cenário diplomático nacional e internacional.
Com duração de três meses e uma carga horária de oito horas semanais, o curso foi direccionado aos estudantes do ensino superior, especialmente das áreas de Relações Internacionais e Ciências Sociais.
Os participantes receberam formação em diplomacia contemporânea, económica, ambiental, economia e comércio internacional e de mediação e resolução de conflitos.
A Secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, prestigiou a cerimónia de entrega dos certificados e sublinhou a relevância do programa.
Segundo Esmerada Mendonca, a iniciativa reflecte o compromisso do governo angolano em preparar uma nova geração de profissionais capacitados para enfrentarem os desafios da diplomacia global.
Regozijou-se também com o equilíbrio de género registado entre os participantes, tendo considerado um avanço importante e parte do alinhamento do programa com padrões e normas internacionais.
“O futuro vos pede que continuem sempre a elevar o bom nome de Angola. Não parem por aqui, sigam, investem em conhecimento”, concluiu.
O evento reuniu professores, diplomatas, convidados, entre outros. GIZ/MAG