Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Jovens angolanos beneficiam de formação nos EUA

     Educação              
  • Luanda • Segunda, 20 Maio de 2024 | 19h52

Talatona- Quinze jovens angolanos e dois santomenses participam, este mês, de cursos intensivos de liderança e administração, em universidades americanas, no âmbito dos programas de bolsas Mandela Washington Fellowship 2024.

A atribuição da bolsa Mandela Washington Fellowship faz parte da Iniciativa para Jovens Líderes Africanos (YALI), um esforço da Administração norte-americana para investir na próxima geração de líderes africanos.

Os jovens angolanos seleccionados, com idades compreendidas entre os 25 e 35 anos, deslocam-se aos Estados Unidos no dia 18 de Junho, num período de um mês e meio, onde vão participar de formações intensivas sobre administração pública, empreendedorismo e liderança cívica, bem como terão contacto com 700 jovens líderes africanos para criação de parcerias.

A Mandela Washington Fellowship é uma bolsa de apoio aos jovens líderes africanos, visando promover o crescimento, prosperidade, fortalecimento da governação democrática, consolidar a paz e a segurança em África.

Este tipo de bolsa, levará aos Estados Unidos, centenas de jovens africanos, no período de seis semanas, de  Junho a Agosto deste ano,  para  frequentarem cursos académicos e formação em liderança, em universidades locais, bem como a uma cimeira virtual em Washington D.C.

Desde 2010, a YALI formou mais de 24 mil antigos estudantes do Programa de Intercâmbio Bolsa Mandela Washington e dos seus quatro Centros de Liderança Regional (CLRs), localizados em todo o continente, enquanto a comunidade online da YALI Network conta com mais de 700 mil membros.

As bolsas, referente ao ano académico 2023/2024, são destinadas às áreas de Administração Públicas empreendedores e liderança.

Na cerimónia de apresentação dos estudantes seleccionados, o embaixador dos Estados Unidos em Angola, Tulinabo Mushingi, reafirmou o compromisso contínuo com o continente africano no domínio da formação .

"Estamos felizes em enviar para o Estados Unidos, 15 bolseiros angolanos, que estão a iniciar uma jornada que mais de seis mil e quinhentos jovens líderes africanos fizeram com êxito desde 2014", disse.

Tulinabo Mushingi informou que os estudantes são provenientes da província de Benguela, Huambo, Lubango,  Moxico e Luanda.

O embaixador disse esperar que  os conhecimentos adquiridos sejam utilizados para fomentar o desenvolvimento de Angola e São Tomé e Príncipe.

Garantiu  encontrar formas de fortalecer parceria estratégica entre os Estados Unidos e Angola, cumprindo com as metas partilhadas em segurança, propriedades e boa governação.

Todos os anos, o governo dos EUA envia 700 jovens líderes africanos para programas educacionais em diversas universidades americanas. 

Lançada em 2014, a bolsa Mandela Washington Fellowship é o principal programa da Iniciativa para Jovens Líderes Africanos (YALI sigla em Inglês) e incorpora o compromisso dos EUA de investir no futuro de África.

  Com tudo, a bolsa já levou quase seis mil e quinhentos jovens líderes de todos os países da África subsaariana aos Estados Unidos para formação académica de liderança.

Vinte e sete instituições de ensino dos EUA , em vinte Estados e no distrito de Columbia acolherão os programas de liderança para cerca de seiscentos bolseiros  Mandela Washington.

Por sua vez, o bolseiro angolano ,Rivaldo Costa, referiu que pretende se dedicar ao máximo, para voltar e ajudar no crescimento económico de Angola.

Já a bolseira de São Tomé e Príncipe,  Paula Vera Cruz, disse sentir-se grata pela oportunidade dada pelo Governo norte-americano, principalmente por poder se conectar com outros jovens africanos e outras realidades.VS/MAG





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

Girabola2024-25: Bodunha queixa-se da arbitragem

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 23h20

BP do MPLA reconhece papel histórico da juventude

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 21h55

Interclube empata em Benguela com Williete local

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 21h39

Especialização garante robustez do sistema de saúde

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 21h38

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+