Malanje- A Jornada do Educar encerrada hoje, nesta cidade, recomendou a criação de Gabinetes de apoio psico-pedagógicos nos municípios, como mecanismos de resposta a problemática do ensino e aprendizagem no seio dos alunos e da comunidade académica.
A medida visa acudir todas as eventuais situações que interfiram no sucesso escolar, bem como promover um ambiente adequado de aprendizagem.
Decorrida durante três dias, o evento recomendou igualmente a promoção de treinamentos pedagógicos aos agentes de educação em matérias de primeiros socorros e intervenção psico-pedagógica, preparando-os para responder a situações de desmaios ou outros casos de emergência que vêm ocorrendo nos últimos tempos em certas escolas do país.
A criação de equipas multisectoriais integradas por técnicos de educação e de saúde, para assegurar o acesso regular dos alunos aos cuidados básicos psico-social e sanitário, consta igualmente das recomendações.
O encontro recomendou também a redefinição do perfil do professor para os programas de formações contínuas, introduzindo modelos que explorem as dimensões sociais e formativas com bases a estudos do mercado de Malanje, que reflictam a realidade educativa comunitária.
No acto de encerramento da Jornada, o director do Gabinete Provincial da Educação, Manuel Osório reiterou a necessidade escrupulosa da manutenção de perfil condicente do docente, enquanto agente de transformação social, para além de apelar para o comprometimento com a educação digital no ambiente escolar.
Promovido pelo Gabinete Provincial da Educação, o evento decorreu sob o lema “Valorizar as vozes dos professores, rumo a um novo contrato social para a educação”, no quadro das comemorações do dia do educador, assinalado sexta-feira (22) e teve a participação de gestores escolares, professores, pais, encarregados de educação, entre outros convidados.
Durante o evento, os participantes abordaram o posicionamento do professor diante das tecnologias de informação, inovação educativas, educação para a cidadania, o imperativo para o sucesso escolar dos alunos, causas, consequência e diferentes formas de violência na escola, função social da escola na sociedade da informação, emergência de novos paradigmas, entre outras matérias.
Alunos visitam instalações da Rádio Malanje
No âmbito das comemorações do dia do educador, alunos da escola primária Olga de Azevedo, do bairro Maxinde, nesta cidade, visitaram as instalações da Rádio Malanje, para se inteirar do seu funcionamento e
A directora pedagógica da instituição, Joana Mateus disse que a par da celebração da efeméride, a visita surge no sentido de proporcionar aos alunos um ambiente de interacção com os estúdios e emissões de rádio, entre outros aspectos, que concorrem para a diversificação do conhecimento.
Entretanto, alguns alunos consideraram ser uma mais-valia constatar de perto a tecnologia com que a rádio faz a sua emissão, entre outros aspectos. NC