Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Japão doa USD 350 mil para projectos educacionais no Huambo

    Angop logo
     Educação              
  • Huambo • Sábado, 15 Março de 2025 | 18h59
Embaixador do Japão em Angola, Suzuki Toru
Embaixador do Japão em Angola, Suzuki Toru
Zeferino Zinga - ANGOP

Huambo – O Governo japonês doou, de 2018 à presente data, 350 mil dólares norte-americanos (USD) às autoridades da província do Huambo, para a implementação de cinco projectos, dos quais quatro do sector da educação, soube a ANGOP.

A informação foi prestada, este sábado, pelo embaixador do Japão em Angola, Suzuki Toru, no acto de entrega do plano de construção e apetrecho de 10 salas de aula da escola do I ciclo Ferraz Bomboco, no valor de 71 mil 412 dólares, financiado pelo Governo japonês.

Sinalizou que a iniciativa, sobretudo, as ligadas ao sector da Educação, melhoraram o ambiente de ensino/aprendizagem de mais de mil 500 alunos, que estudavam em condições precárias, bem como a inserção de outros que se encontravam fora do sistema docente/educativo.

Suzuki Toru frisou que o Governo japonês entende que as subvenções destes projectos proporcionam uma educação de melhor qualidade e dão esperança para um futuro próspero para os alunos angolanos e da província do Huambo, em particular.

Enalteceu a direcção da escola Ferraz Bomboco, por dar o melhor de si na elaboração do projecto de construção e apetrecho de 10 salas de aula, assim como de outras acções anteriores, que visavam a implementação de quatro salas e na aquisição de um autocarro com 32 lugares.

Por isso, mostrou-se cada vez mais esperançoso no fortalecimento das relações bilaterais entre Angola e o Japão.

Por sua parte, o governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, agradeceu o Governo japonês, por comparticipar no financiamento da ampliação da escola Ferraz Bomboco, o que permite acolher mais alunos, que vão estudar em melhores condições, em relação ao ano lectivo 2023/2024.

Recomendou a direcção da escola a preservar as novas salas de aula, para que sirva os actuais e futuros alunos, pois é um sonho concretizado que regozija a todos, porquanto a educação, para além de ser o melhor investimento de uma nação, transforma o homem e o mundo.

Por isso, regozijou-se pela cooperação com o Governo japonês, com o gesto de solidariedade que abrange a educação na província do Huambo, solicitando a mobilização de mais apoios, para que mais infra-estruturas sejam ampliadas, pois ainda existem crianças que precisam estudar em melhores condições.

Pereira Alfredo assegurou que o Governo da província do Huambo vai continuar a realizar investimentos para aumentar o acesso à educação de qualidade, estando certo de que sozinho não conseguirá construir todas as infra-estruturas necessárias para o efeito.

Em breves declarações, o director da escola Ferraz Bomboco, Francisco Neto Augusto, disse que a pretensão da direcção é transformar a infra-estrutura em um instituto politécnico, para auxiliar o Executivo no programa de auto-emprego e contribuir no combate à fome e à pobreza nas comunidades.

Em nome dos beneficiários, a aluna Augusta Chimuco agradeceu o gesto do Governo japonês, pois permite com que passem a estudar num ambiente de maior conforto estudantil.

A escola Ferraz Bomboco, localizada no bairro Kaquelewa, na periferia da cidade do Huambo, passa a contar com 29 salas de aula, onde estudam três mil 133 alunos do I ciclo, matriculados na presente época escolar, com asseguramento de 110 professores.

Na área da Educação, o Governo japonês já apoiou, desde 1995, vários projectos comunitários em Angola, num valor de mais de um milhão e 900 mil dólares norte-americano. ZZN/JSV/ALH

 

 





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Luena domina Jogos Escolares do Moxico

 Sábado, 15 Março de 2025 | 17h24

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+