Luanda – Uma exposição de equipamentos tecnológicos está patente desde terça-feira, na cidade de Ndalatando, província do Cuanza-Norte, numa iniciativa do Instituto Superior Politécnico, no âmbito das IV Jornadas Científicas da instituição.
Denominado “Ideias inovadoras e empreendedorismo com base tecnológica”, no certame estão expostos, entre outros equipamentos, circuitos para gestão escolar e de negócios, sistemas de controlo de vandalização de torres de energia eléctrica, semáforos manuais, assim como trabalhos de investigação nas áreas da biologia e patologia
Ao proceder à abertura do evento, o governador do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar, enalteceu a iniciativa, sublinhando que vai contribuir no reforço do intercâmbio entre os docentes, estudantes e pesquisadores da instituição e não só, assim como o desenvolvimento de habilidades de investigação científica.
“Este evento apresenta soluções para os problemas que afectam a sociedade, mostrando trabalhos nas áreas das ciências sociais, engenharia e economia, na busca de um desenvolvimento sólido e sustentável”, salientou.
Por sua vez, o presidente do Instituto Superior Politécnico de Ndalatando, João Francisco de Sousa, reafirmou a aposta da instituição na criação de infra-estruturas laboratoriais e a abertura de novos cursos, para o reforço da investigação científica em vários domínios do saber.
Informou que, durante as IV jornadas científicas, serão realizados debates sobre temas da actualidade científica, visando contribuir para o fortalecimento das competências profissionais dos docentes e alunos, a par da disseminação do conhecimento científico.
Fundando em 2020, o Instituto Superior Politécnico de Ndalatando ministra os cursos de Direito, Administração Pública, Contabilidade e Gestão, Informática de Gestão, Análises Clínicas e Electrotecnia.LJ/IMA/MCN