Lubango - Um estudo de diagnóstico sobre a inclusão e o acesso de mulheres ao mercado de trabalho, participação e liderança feminina na província da Huíla foi lançado nesta terça-feira, no Lubango pelo Instituto Superior Politécnico Independente (ISPI), cujos resultados devem estar disponíveis em Maio de 2023.
A iniciativa é desenvolvida pelo Centro de Estudos Multidisciplinar daquela instituição de snsino superior privado (CEMI) e a ONG People in Need (PIN), num período de seis meses.
O estudo visa a produção de conhecimentos sobre a igualdade de género no acesso ao emprego, sobre os constrangimentos vividos pelas mulheres no quesito e ainda desenvolver um plano de acção de advocacia com base nos resultados a obter.
Em declarações à ANGOP hoje, quarta-feira, nesta cidade, a coordenadora do CEMI, Mariana Teixeira, disse ser um estudo que vai caracterizar o acesso ao emprego das mulheres na província, tornando-se numa ferramenta para o conhecimento e tomada de decisão nessa vertente.
Realçou que a investigação vai analisar e descrever, também, práticas de violência baseada no género, protagonizadas em ambiente de trabalho e nas instituições, bem como os obstáculos socioculturais de acesso ao trabalho e às lideranças.
Afirmou ser fundamental fortalecer iniciativas de educação e sensibilização, para eliminar preconceitos e estereótipos de género, em relação aos papéis e responsabilidades dos homens e das mulheres na esfera pública.
Declarou que a técnica de trabalho é consubstanciada em pesquisas documental, entrevistas semi-estruturadas, inquéritos, grupo-focal a mulheres em idade activa (14 aos 65 anos), gestores, empresários, técnicos de recursos humanos, empreendedoras, lideres, associações, entre outros.
A amostra representativa será de mulheres em idade activa dos municípios do Lubango, Chibia e Humpata, distribuindo o peso de acordo com a proporção de cada município.
A recolha de dados, segundo a fonte, será feita por 10 pessoas, entre estudantes do curso de sociologia do ISPI e investigadores estagiários do CEMI, tratando-se da primeira pesquisa do género desenvolvida pelo CEMI e a PIN, que para o centro representa o inicio da produção científica no ISPI.
Com 14 municípios, a província da Huíla tem uma população estimada em três milhões 185 mil 244 habitantes, conforme projecções do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) para 2022.